Quando se fala de investimento social privado, são muitas as vantagens e os motivos que uma empresa tem ao investir em projetos sociais, como:
- Agregar valor à marca: Cada vez mais preocupados com o coletivo, as novas gerações desejam ajudar, mesmo que indiretamente, nas causas sociais. Assim, quando uma empresa investe em projetos de impacto social, elas aumentam o valor da sua marca, além de se autopromover.
- Muitos empreendedores já perceberam que os clientes não se importam mais só com preço baixo e bom atendimento. Por isso, ter responsabilidade social e fazer parte desta causa também é um bom atrativo para conseguir e fidelizar clientes.
- Incentivos fiscais: Certamente, incentivos fiscais para empresas que investem em projetos sociais é uma grande vantagem. Quando a empresa opta por investir em causas sociais por meio de leis de incentivo fiscal, uma parte dos seus impostos deixam de ir para o governo e são destinados para estes projetos. As regras de arrecadação de impostos podem mudar a depender da lei utilizada e/ou do município ou estado.
- Estreitar laços com a comunidade: Quando a empresa é engajada em projetos sociais, principalmente aqueles que vão impactar a comunidade onde ela está localizada, ela ganha mais apoio dos moradores daquela região.
Ao desenvolver uma relação forte e de confiança com a sua localidade, a empresa será mais bem-sucedida conforme for melhorando o desenvolvimento da comunidade.
- Alinhamento aos negócios: Investir em projetos sociais tem seu valor moral, mas alinhado a isto, é possível tornar o Investimento Social Privado uma estratégia comercial. Isto pode ocorrer por meio da aproximação da empresa com temas sociais, assim como na sua divulgação através do investimento em projetos.
Promovendo projetos de impacto na sociedade, a divulgação das empresas ocorre por meio de eventos e em materiais institucionais, criando assim uma espécie de marketing empresarial.
4 dicas para um bom investimento social
- Ter visão de futuro – é importante traçar metas que possam permitir alcançar bons resultados/retorno;
- Definir um foco de atuação – diariamente, pessoas apresentam pedidos de investimento às empresas. É preciso ter consciência da área de atuação do projeto que se quer investir e que seja condizente com os valores da empresa;
- Analisar a possibilidade de retorno – investir em um projeto social também precisa ter retorno, assim como qualquer outro investimento. Neste caso, o retorno é o impacto positivo gerado pela ação social;
- Assegurar a viabilidade – definir orçamento, periodicidade, cronograma, metas, entre outros, a fim de manter o investimento.