Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria global, ManpowerGroup, cerca de 42% das empresas brasileiras preferem focar o pilar social (letra S da sigla ESG), enquanto a média no mundo é de 37%. Depois do pilar social, o outro pilar que as empresas vêm dando uma atenção maior é o meio ambiente (letra E, de environmental). A pesquisa ouviu mais de 40 mil empregadores, ao redor de todo o mundo.
Se destrincharmos a pesquisa, é fácil de vermos a priorização de ações sociais tanto no Brasil, quanto no mundo, uma das principais ações feitas para melhorar esta área é a criação de ações de igualdade de gênero e de abertura à diversidade no âmbito corporativo e o fortalecimento da exigência do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pelas Nações Unidas.
Os clientes finais, estão muito mais engajados e atentos à forma com as empresas se posicionam socialmente e como elas administram seus funcionários. Uma grande amostra desse foco maior nas empresas, são as dezenas de denúncias que frequentemente aparecem na mídia sobre empresas que não dão condições boas a seus colaboradores.
A pesquisa também listou as principais respostas dos empregadores sobre a adoção de práticas de ESG e 42% dos brasileiros, dizem que só adotavam para poder cumprir com a legislação e regulamentos vigentes, e somente 33% dizem que adotaram para poder ganhar vantagem competitiva.