Conteúdos para impulsionar o ESG da sua empresa

Empresas estão mais preocupadas com princípios ESG

Segundo o relatório Tendência de Gestão de Pessoas 2023, realizado pelo Great Place to Work em parceria com a Great People, as empresas estão cada dia mais preocupadas com os princípios ESG. O tema foi apontado como uma das prioridades em gestão de pessoas para 13,9% dos participantes, ano passado, o resultado foi de 9,6%. Foi citado também que um de cada dez gestores afirmam que a empresa tem uma política e objetivos com os indicadores e metas de ESG.

A pesquisa perguntou às empresas sobre a existência de iniciativas, ações e políticas estruturadas em relação ao ESG, elas só tinham 5 alternativas de respostas, desde “Não temos” até a resposta que demonstra mais maturidade no tema, “Temos um programa bem estruturado, incluindo publicações de relatórios de sustentabilidade baseado em padrões internacionais”.    

Os principais resultados foram:

  • Cerca de 23% dos entrevistados afirmam que a empresa não tem práticas de ESG;
  • Mais de 18% dos entrevistados têm práticas de sustentabilidade, mas explicam que não estão organizadas;
  • 17% dos entrevistados estão em processos de diagnósticos ou planejamento dos temas relevantes para o negócio;
  • Mais de 16% dos gestores que foram entrevistados, disseram que a empresa não tem uma prática de ESG, mas que gostariam de ter;
  • Cerca de 13% responderam que a empresa está no nível mais avançado, incluindo publicações de relatórios de sustentabilidade baseados em padrões internacionais;
  • 10,5% disseram que a empresa tem uma política e objetivos, mas ainda não conseguem metrificar em relatórios o progresso de suas práticas. 

Outra pergunta que foi feita nesta pesquisa, foi se elas eram signatárias do Pacto Global da ONU no Brasil, e somente 26% responderam que sim. O Pacto Global da ONU no Brasil busca ajudar empresas a implementar políticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

A pesquisa mostrou que as pautas ESG estão ligadas a melhorias no ambiente de trabalho e a adoção de práticas corporativas melhores para os funcionários.  Essa relação fica ainda mais clara se olharmos que as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil foram premiadas pelo GPTW em 2022 e veremos que 37% já tem políticas de ESG estruturadas, com relatórios de sustentabilidade publicados.

Os números ainda não são os ideais, porém mostram que o ambiente corporativo está cada dia mais atento às práticas mais sustentáveis.

Inicie uma conversa com sua rede no LinkedIn
E-books
Ferramentas